Modalidades


Acrobática

Segundo alguns autores a Ginástica Acrobática teve origem nas artes circenses, no entanto existem pinturas ilustrativas na arte egípcia que remontam ao ano 2300 a.c. Podemos recuar também às civilizações antigas, como Grécia e a China, onde os povos se dedicavam a atividades similares entre elas a construção de pirâmides humanas com os mais variados fins sejam eles lúdicos ou militares. Mais recentemente, na idade média, as atividade circenses tinham o seu ponto alto nas festas populares, onde grupos de acrobatas e saltimbancos tinham um grande destaque, tornando-se cada vez mais profissionais. A Ginástica Acrobática tem o seu primeiro quadro competitivo formal em 1934 onde se realizou a primeira competição na antiga URSS.

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus intervenientes diversas características nomeadamente, coragem, força, coordenação e flexibilidade.

Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical exigindo dos seus executantes uma expressão corporal e facial harmoniosa, perfeitamente sincronizados com a música.

A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações, bases e volantes. Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva. Além de mais esta bela disciplina cria laços de amizade muito fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo a confiança entre os parceiros e treinadores.

Existem 5 categorias em Ginástica Acrobática, são elas os Pares Femininos constituída por dois elementos do sexo feminino um base e um volante, os Pares Mistos constituído por um elemento base do sexo masculino e um volante do sexo feminino, Pares Masculinos constituído um base e um volante do sexo masculino, Grupos Femininos constituídos por 3 elementos do sexo feminino, dois deles são bases e um é volante e por ultimo os Grupos Masculinos, constituídos por quatro elementos do sexo masculino, dos quais três são bases e um é volante.

Os exercícios de Ginástica Acrobática são realizados num praticável dinâmico com dimensão de 12mX12m, onde ginastas podem realizar 3 tipos de exercidos, Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, cada um deles com características diferentes. No exercício de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio como o nome indica, sendo vulgarmente chamados por elementos de forças combinadas, onde os ginastas tem de permanecer durante 3 segundos em cada elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre elementos, enriquecendo desta forma o exercício. No dinâmico os ginastas realizam elementos com fase de voo, vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e podem ser interligados entre si, e por último o exercício combinado que agrupa as características dos dois exercícios anteriormente descritos.

A Ginástica Acrobática é uma modalidade muito completa, exige que os seus praticantes possuam diversas componentes físicas nomeadamente força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio para executarem os mais diversos elementos que constituem um exercício de ginástica acrobática.

Aeróbica Desportiva

Disciplina gímnica rápida e vibrante, é caracterizada por um conjunto de passos e movimentos contínuos, complexos e de alta intensidade, executados ao ritmo de música.

Tem origem nas tradicionais aulas de fitness e alia uma vertente coreográfica desafiante a um elevado nível de execução técnica de elementos de dificuldade oriundos de várias outras disciplinas gímnicas.

Pode ser praticada por ginastas nas categorias Individual Feminino, Individual Masculino, Pares Mistos, Trios, Grupos, Aerodance e Aerostep, podendo estas últimas quatro categorias ter uma composição feminina, masculina ou mista.

Abrange vários escalões etários: Infantil (6-8 anos), Iniciados (9-11 anos), Juvenis (12-14 anos), Juniores (15-17 anos) e Seniores (18+ anos).

Os exercícios têm uma duração entre 1'15'' e 1'20'' e são repletos de ritmo e dinamismo, sempre com uma coordenação perfeita entre música e movimento.


Comece a ficar em forma hoje

Master Class / Gym Sénior

A Ginástica para Adultos é uma aula realizada tanto ao ar livre como em espaço fechado com recurso a diversos materiais. Tem como objetivo promover a prática de atividade física, combater o sedentarismo, a manutenção da saúde pessoal e o bem estar físico e psicológico da pessoa. Junte-se a nós!

Ficar em forma leva tempo e exige empenho e dedicação mas os resultados surgem a médio prazo. É importante que estabelecer objetivos realistas e não desistir.

MASTER CLASS - 15€

Active Gym

Estas classes gímnicas estão orientadas para o desenvolvimento das capacidades físicas e psicológicas da criança. Os primeiros passos na formação através do movimento. Especial atenção no desenvolvimento da coordenação motora geral, da flexibilidade e dos níveis de força. Uso de grande variedade de materiais apropriados a esta idade e propostas de trabalho diversificadas. As atividades de grupo e as regras inerentes à prática gímnica valorizam e promovem as relações interpessoais. Será uma boa opção para aqueles que pretendem envolver o seu educando numa atividade extremamente aliciante e completa.

As primeiras "habilidades motoras gímnicas"

SASUC - Qua 16:45 / 17:30